segunda-feira, 23 de abril de 2012

JP é uma das contempladas com novo PAC

Anúncio será feito nesta terça pela Presidenta Dilma durante solenidade em Brasília.

A presidenta Dilma Rousseff anuncia nesta terça-feira (24) o Plano de Aceleração de Crescimento (PAC) de mobilidade para 24 cidades com mais de 700 mil habitantes, entre elas João Pessoa. A capital da Paraíba será contemplada com projetos de Bus Rapid Transit (BRT) e Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), enviados pela Prefeitura de João Pessoa dentro do “Plano Municipal de Mobilidade Urbana”.

De acordo com o ex-chefe de gabinete da PMJP, Raoni Mendes, a gestão municipal estava esperando o sinal positivo do governo federal desde do ano passado, mas a inclusão da capital paraibana nos recursos do PAC da mobilidade só foi efetivada após a posse do paraibano Aguinaldo Ribeiro no ministério das cidades, ao mesmo tempo em que o vereador Raoni Mendes(PDT), entregou pessoalmente um ofício nas mãos do ministro, acelerando a consolidação da parceria e a colaboraçãodo governo federal.

No documento que foi entregue ao ministro no início de março, o vereador pessoense, defende a proposta de implantação de BRT (BusRapid Transit), um sistema de ônibus de alta capacidade no mesmo modelo utilizado em Curitiba. “Além de ser um meio de transporte público mais barato de construir do que um metrô, o BRT temcapacidade de transporte de passageiros similar à de um sistema de veículo leve sobre trilhos”, justificou Raoni.

O vereador ressalta que o executivo municipal está colocando emprática o projeto “Caminhos Livres”, que já abriu novas vias, alargou avenidas, criou anel viário, sistema de binários, tudo para tentar ‘desafogar’ o trânsito na capital, principalmente nos horários de pico. “Mesmo com todas essas intervenções feitas pela Prefeitura a situação do trânsito em João Pessoa ainda é caótica. O projeto é arrojado e audacioso, e eu percebo que para o mesmo se tornar realidade é de extrema importância abrir o campo das parcerias com as instâncias do governo federal, principalmente com o ministério das cidades”, afirmou Raoni.


Fonte: Assessoria, PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário