terça-feira, 3 de setembro de 2013

Prefeitura Municipal lança oficialmente Projeto Habitacional em Fátima do Sul.


Secretário Estadual de Habitação e Cidades, Carlos Marun garantiu a contrapartida do governo do estado. (Foto: Ribero Júnior/AgoraNews)

Na noite de ontem (02) a Prefeitura Municipal realizou o lançamento oficial do projeto habitacional Minha Casa Minha Vida – Entidades, que tem por objetivo viabilizar a construção de 300 casas no Jardim dos Ypês 1, 2 e 3, em Fátima do Sul.

A solenidade contou com a presença do prefeito municipal, Júnior Vasconcelos (PSDB), vice-prefeito, Gilberto da Silva; presidente da Comunidade Organizada em Defesa de Moradia nas Ocupações Irregulares, Famílias sem Moradias no Mato Grosso do Sul (CRF), Valdo Pereira; diretor da Confederação Nacional das Associações de Moradores em Mato Grosso do Sul, Francisco Alencar Antunes; diretor da Caixa Econômica Federal, Sebastião Esteves; vereador e presidente da Câmara Municipal, Emerson Cleber; secretário Estadual de Habitação e Cidades, Carlos Marun; diretor da Sanesul, José Carlos Barbosa; os vereadores presentes Nelson Pisano, Wagner Ponciano, Luís Cordeiro, Jairo Fernandes, Cida Santos, Ronaldo do Lanche, João Hermes Pierretti e Antônio Jóse, além dos secretários e moradores inscritos no projeto.

Segundo o diretor da Confederação Nacional da Conam, Francisco Alencar Antunes, a construção das casas é o resultado de uma parceria firmada entre poder legislativo e executivo. “É uma habitação diferente, digna e graças ao esforço do secretário Estadual de Habitação tudo está acontecendo e com a parceria dos poderes tudo está acontecendo ainda melhor. Estamos trabalhando pela construção que é o carro chefe do nosso Brasil”, alegou o diretor da Conam.

O secretário Estadual de Habitação e Cidades, Carlos Marun, revelou estar feliz em participar do processo que vai melhorar as condições de vida da população de Fátima do Sul. “O prefeito se encantou com a realização desse projeto, ele tentou incansavelmente, os vereadores aprovaram o avanço e a classe política se uniu em prol da população”, afirmou o secretário.

Marun explicou que existem várias etapas a serem cumpridas no projeto e que a construção deve ser viabilizada por uma entidade sem fins lucrativos, neste caso CRF, com participação ativa de todos. O secretário também revelou que anseia construir moradias digna e por fim anunciou a pavimentação asfáltica.

“Não construímos para a pessoa viver em casa nova, mas para que a pessoa seja feliz em sua casa. Queremos que a moradia seja uma ferramenta que facilite nesse sentido, tirando a pessoa do aluguel ou da casa do sogro. A pessoa deve viver em sua casa com orgulho e alegre. Deixo um abraço do governador do Estado, André Puccinelli, e reafirmo estamos conseguindo avançar lançando esse empreendimento, que tem contrapartida e pavimentação asfáltica garantida pelo governo do Estado”, comentou o secretário.

Em seu discurso, o prefeito Júnior Vasconcelos, anunciou outra conquista para os moradores. “Vamos asfaltar o Jardim dos Ypês 1, 2 e 3, mas também vamos completar o asfalto das 40 casas do outro Jardim dos Ypês”, alegou o prefeito.

Júnior revelou que a escolha pela CRF é devido à competência e responsabilidade nos compromissos firmados e que a entidade tem 19 anos de história e tradição no Estado. Somente em Dourados foram construídas cerca de 1.000 casas e a CRF garante que as construções terão começo, meio e fim.

O prefeito explicou que foram realizadas inúmeras reuniões até o lançamento oficial do projeto. “Em março realizamos uma reunião com a entidade, em abril uma segunda reunião com a CRF para viabilização de um número maior de casas, em maio uma reunião com secretário Marun para debater a contrapartida, em junho reunião com a superintendência com a Caixa Econômica, em julho outra reunião com a Caixa Econômica para discutir as documentações exigidas e por fim aprovação da lei para o executivo dar continuidade a doação dos terrenos e a entrega dos documentos finais”, argumentou Júnior.

Para o prefeito as pessoas precisam de atenção e que a prefeitura pretende reduzir o déficit habitacional que atualmente é de 700 casas. “Nosso objetivo é zerar e estamos confiantes porque o governo através das entidades está proporcionando essa oportunidade. Esse é o primeiro projeto, mas nós vamos lançar muito mais porque com a parceria quem ganha é a população e um homem nunca caminha sozinho, mas com homens que ele confia”, finalizou o prefeito.

O projeto Minha Casa Minha Vida – Entidades é um investimento de 15 milhões que viabilizará a construção de 300 casas, sendo que cada residência contará com 02 quartos, sala, cozinha, banheiro, calçada, asfalto, iluminação pública, drenagem, água encanada e uma praça no bairro.

Os contemplados deverão respeitar alguns critérios como residir a dois anos em Fátima do Sul, ganhar de 0 a 3 salários mínimos, quantidade de filhos, entre outros que serão esclarecidos nas próximas reuniões.


Fonte: Dahoranoticias.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário