quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Marun recebe pleito por mais moradias Quilombolas


No dia da Consciência Negra, o secretário de Estado de Habitação e das Cidades, Carlos Marun, recebeu na Sehac o presidente do Instituto Casa da Cultura Afro-Brasileira – ICCAB, Antônio Borges dos Santos, para conversarem sobre projetos quilombolas.

“Estamos pleiteando a parceria do governo do Estado na construção de moradias para o ano de 2013. A ideia é na implantação de 100 moradias por ano, distribuídas em todas as comunidades negras do Estado”, explicou Borges.

No total são 22 comunidades quilombolas em Mato Grosso do Sul, dentre elas 13 já foram atendidas com o projeto “Casa Quilombola”. As obras foram realizadas pelo governo do Estado em parceria com a União e as Prefeituras que, viabilizaram recursos superiores a R$ 1,9 milhão investidos na construção de 300 unidades habitacionais.

Segundo informação do Secretário, o Projeto Casa Quilombola resultou em 2011 para o Estado o prêmio Selo de Mérito Cohab’s. O principal objetivo do programa habitacional consiste no atendimento da população negra em situação de vulnerabilidade social que vivem em diversas comunidades quilombolas do Estado, além de fortalecer a sua capacidade organizativa.

“As pessoas estão muito satisfeitas com suas casas, as crianças vivem mais felizes, pois este é o único projeto que deu certo nas comunidades, melhorando não só a moradia, mas também a autoestima, educação e saúde desta sociedade”, enfatizou Borges.

Também de acordo com Secretário, está em processo de estudo na Sehac a implantação de moradias na Comunidade Quilombola Tia Eva e na Comunidade Quilombola São João Batista, situadas em Campo Grande.


Fonte: Viviane Martins - Sehac/Agehab





Nenhum comentário:

Postar um comentário