segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Agehab capacita municípios para plano de habitação

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) dá início amanhã a uma série de oficinas de capacitação para 37 municípios do Estado com até 50 mil habitantes. Os municípios atendidos seguirão a nova sistemática do Ministério das Cidades para elaboração de planos simplificados, pois são municípios com menos de 50 mil habitantes, que não pertencem a regiões metropolitanas e não recebem recursos para a elaboração do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS). A capacitação tem continuidade nos dias 5 e 6 de outubro, sempre das 9 às 18 horas, no auditório da Agência.

Os 37 municípios assinaram convênio para receber apoio técnico na elaboração dos PMHIS em abril, quando a Agehab fez o último chamamento para que as prefeituras aderissem. As capacitações serão realizadas individualmente pela equipe de tutoras da Gerência de Apoio à Gestão e Cooperação Técnica, no auditório da Agência, que fica na Rua 18-A, Setor Aeroporto, sendo 15 municípios atendidos no dia 4, 11 municípios no dia 5 e 11 no dia 6. O público que será capacitado é formado por representantes do poder público e movimentos sociais dos municípios que farão a elaboração dos planos.

Esta é a segunda oficina realizada para esse grupo de até 50 mil habitantes. A expectativa da Agehab é que esses municípios finalizem os planos simplificados já nesta etapa. Depois, eles devem preencher um formulário no site do Ministério das Cidades, atendendo, dessa forma, a legislação federal que exige que todos os municípios do país tenham o Plano de Habitação para receber recursos para investir em habitação. 

Atualmente, a Agehab presta assistência técnica a 193 municípios, dentre os quais 31 municípios do Território da Cidadana que a Agência elaborará seus planos. O presidente da Agehab, Marcos Abrão Roriz, destaca que esta é uma prioridade. "Os planos são fundamentais para nortear os investimentos que o Estado está fazendo em habitação para combater o déficit habitacional. Sem os planos os municípios não terão como obter recursos para investimento no setor", frisa Marcos Roriz. 

Mais informações: (62) 3096-5015


Fonte: http://agehab.go.gov.br/ViewDetNews.aspx?id=df6a62aa-d41e-4a94-9e50-c2b05dabc416&conttype=1&action=dtv

Nenhum comentário:

Postar um comentário