segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Ministério das Cidades cria Escritório de Gerenciamento de Projetos


O Ministério das Cidades (MCidades) conta com um novo instrumento de trabalho: o Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP/SE). A iniciativa da Secretária Executiva (SE) tem o intuito de melhorar a efetividade do gerenciamento dos projetos realizados pelo ministério, além de orientar o planejamento estratégico do órgão. O escritório funciona desde o dia 03 de setembro.

Responsável por implementar a ideia, o Secretário Executivo, Alexandre Cordeiro, explicou que antes de iniciar um projeto é preciso fazer um planejamento, para garantir que a execução seja feita com a maior eficiência possível. “Esse escritório vem para fazer uma mudança de cultura com relação a forma de se administrar e proceder com os programas e recursos do ministério. A intenção é fazer com que essa metodologia seja difundida nas áreas e usada para facilitar o serviço”, afirmou.

Atualmente, o MCidades passa por transformações organizacionais para aprimorar o modelo de gestão. Após a criação do Grupo de Trabalho (GT) para elaborar o planejamento estratégico do órgão, por meio da Portaria n° 350/12, Alexandre Cordeiro verificou a necessidade da criação do escritório.

O escritório vai coordenar as atividades de gestão estratégica, que envolvem o planejamento estratégico, a gestão de processos e projetos. Também dará apoio e assessoramento técnico aos gerentes de projetos e ao corpo técnico das secretarias do MCidades, para assegurar a correta aplicação da Metodologia de Gerenciamento de Projetos do ministério, instituída pela Portaria 450, do dia 03 de setembro deste ano. Atualmente, o escritório conta com sete servidores, coordenados pelo Gerente de Projeto, Cláudio Dantas.

Alexandre Cordeiro informou, ainda, que todos os projetos do ministério passarão pelo EGP, para que haja um sistema único, com o andamento de cada ação realizada pela pasta. “Com isso, a gente consegue planejar exatamente o que temos para fazer esse ano, ano que vem, os prazos e o cronograma. Ele será utilizado como uma ferramenta de gestão, em que a gente consegue perceber aquilo que está em situação normal e crítica, para atacar o problema que surgiu, cumprir nossos cronogramas e entregar nossos produtos com a maior eficiência possível”, observou.

Capacitação

Outro destaque do EGP é a capacitação para os gerentes de projetos do MCidades. A primeira etapa foi realizada do dia 10 a 14 de setembro. O encontro proporcionou a capacitação de 16 servidores envolvidos no desenvolvimento dos projetos da Secretaria Executiva. Para o instrutor do curso, Stefenson Marcus Pinto Scafutto, chefe de Gabinete da SE, o escritório será meio para alcançar as metas e objetivos do ministério, além de facilitar o serviço dos gerentes de projetos. “Estamos aqui para prestar uma consultoria para que as metas, prazos e cronogramas sejam cumpridos”, disse.

Os participantes puderam conhecer informações essenciais ao desenvolvimento de ações voltadas ao gerenciamento, à formalização e ao planejamento de projetos, em consonância com as boas práticas disseminadas nos órgão da Administração Pública e no mundo.

A realização dos cursos de capacitação é parte da estratégia definida pelo EGP, a fim de garantir a ampla disseminação de conceitos e técnicas relativos ao gerenciamento de projetos no âmbito do Mcidades. Neste ano, estão previstas mais três turmas durante os períodos de 08 a 15 de outubro, 26 a 30 de novembro e 03 a 07 de dezembro.

Dúvidas sobre o EPG podem ser solucionadas pelo e-mail: egp.se@cidades.gov.br.


Fonte: Taís Calado
Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Cidades

Um comentário: